terça-feira, 12 de janeiro de 2016

MÍDIAS SOCIAIS


Não importa o tamanho do seu negócio, uma coisa é unânime entre os especialistas em comunicação e estratégias de comunicação: as mídias sociais são de essencial importância para empresas de qualquer segmento. Há pelo menos uma década, as empresas com iniciativa on-line já sabem disso e já buscam formas de criar projetos que atinjam os seus públicos pelo meio virtual.
No caso das empresas mais tradicionais (como as empresas familiares), as novas empresas ou iniciativas individuais (de empreendedores com projetos próprios na internet) fica a dúvida sobre como trabalhar com estas mídias e gerar lucro e visibilidade entre determinado público. Parece que para alguns gestores as mídias sociais possuem uma atmosfera translúcida e abstrata e a visibilidade virtual esbarra na falta de entendimento, o que é bem comum no Brasil.

O que são mídias sociais e qual a sua importância

Por mídia sociais, entende-se como sendo espaços de interação entre usuários, os blogs, Twitter, redes sociais como o Facebook e o Instagram, por exemplo, fóruns, e-groups, wikis, sites de Compartilhamento de conteúdo multimídia – como o YouTube, Flickr, SlideShare, Vimeo, entre outros. Quando uma empresa passa a fazer estratégias que envolvam estes espaços de interação virtual, consegue atingir o seu público e pessoas relacionadas a ele com grande intensidade, uma vez que as pessoas passam praticamente o dia todo conectadas a estas mídias.
Conforme a empresa lança promoções, discussões, quizzes e outras ações de relacionamento on-line com o seu público, dá às pessoas a oportunidade de dialogarem e compartilharem informação. O público passa inclusive a contribuir com esta ação.
A importância da mídia social para uma empresa está em ser um meio para propagação da sua marca, da sua opinião, da sua causa. Podendo também fazer uma análise mais profunda do perfil de seus clientes e definir com muito mais precisão qual é o seu público ideal. Elas integram diretamente as estratégias de marketing digital, mas impactam à empresa como um todo.

As redes sociais terão destaque por muito tempo

Não é à toa que muitos especialistas garantem que as redes sociais ainda serão campo de ações de marketing e relacionamento com o público por muito tempo. Nos últimos anos, elas vêm crescendo conforme cresce também o acesso das pessoas à internet. Novos públicos surgem a cada dia – desde idosos que aprendem mais a usar os recursos eletrônicos às classes menos favorecidas, que conseguem o acesso à rede. As redes sociais se tornaram uma ferramenta de comunicação indispensável para qualquer empresa e isto envolve grandes vantagens e benefícios. A empresa passa a se relacionar com os seus públicos assim como ocorre o relacionamento da pessoa com seus amigos, familiares e estranhos.
Entre as redes sociais atuais que ganham destaque estão o Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest e todas se tornaram uma ferramenta de relação entre as empresas e seus clientes, mais que os meios tradicionais de comunicação, como a imprensa, o rádio e a televisão, por exemplo.
Para um bom plano de trabalho de marketing digital e para otimizar o contato com as pessoas e o orçamento disponível, é comum as empresas contratarem o Instituto PHD para prestar consultorias de pesquisa de mercado, com o objetivo de direcionar melhor estas ações.
Além de serem canais de comunicação que permitem uma grande promoção e interação com o público por meio da internet, as mídias sociais permitem ainda divulgar o propósito e missão da empresa, realizar cobertura jornalística, otimizar novos negócios e oportunidade e até mesmo comercializar por estes veículos sociais – o social-commerce.
A pesquisa de mercado e a contratação de especialistas e hard users de mídias sociais é imprescindível para empresas de qualquer segmento, e então, para o sucesso do relacionamento de sua empresa com os públicos que cada vez mais utilizam e expandem a internet com este objetivo.



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